A experiência na formação do professor que atua em ambientes virtuais



Trabalho

Ano: 2007

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Vecchio, Rosangela Del

Orientador: Almeida, Maria Elizabeth de


Assunto: educacao a distancia,Ambiente virtual,Tecnologia de comunicacao e informacao,Formacao profissional,Ensino a distancia,Professores -- Formacao profissional,Tecnologia educacional,Tecnologia de informacao,Distance learning,virtual environment,Communication and information technology,Professional training


Resumo: O presente trabalho trata dos saberes da experiência na formação do professor que atua em ambiente virtual de aprendizagem. Mais especificamente, procura entender como os professores identificam as relações provenientes das experiências em ambientes virtuais vivenciadas nos papéis de aluno, professor, monitor, gestor ou tutor com a vivida no Projeto Gestão Escolar e Tecnologias e com o processo de formação profissional, tendo como sujeitos da pesquisa a equipe docente do Projeto Gestão Escolar e Tecnologias. A pesquisa qualitativa ocorreu pautada pelo princípio da experiência formadora na articulação do saber-fazer e conhecimento, funcionalidade e significação, técnicas e valores. Para a interpretação dos dados, foram utilizadas as teorias de Tardif, Dewey, Larossa e Josso. Os conceitos teóricos foram articulados para fundamentar as observações, bem como para entender o significado da aprendizagem pela experiência em ambientes virtuais. A articulação entre teoria e prática resultou em um conjunto de indicadores para programas de formação com maior evidência, do ponto de vista dos sujeitos, para os saberes que emergem da experiência, adquiridos e construídos na prática e na vivência de outros papéis, implicando a compreensão e orientação para o desenvolvimento da própria prática. A experiência no papel de aluno em ambiente virtual revelou-se como profícua fonte de conhecimento para a formação profissional. Entretanto, o conjunto de oportunidades e práticas que se apresentam no decorrer da vida articulados com bases teóricas é o que define e aprimora a formação. Por fim, esse estudo abre a possibilidade para se considerar a experiência como uma dimensão para a sustentação de propostas de formação de professor que atua em ambiente virtual interativo,


Abstract: This work addresses the knowledge derived from experience for the training of teachers that act in a virtual learning environment. More specifically, it tries to understand how teachers identify the relations originating from experiences in virtual environments lived in the roles of student, teacher, monitor, manager or tutor with the one lived in the School Management and Technology Project and with the professional training process, having as research subjects the teaching staff of the School Management and Technology Project. The qualitative research took place guided by the training experience principle for articulating the knowing how to do and knowledge, functionality and meaning, techniques and values. The theories of Tardif, Dewey, Larossa and Josso have been used for the data interpretation. Theoretical concepts were articulated to provide grounds for the observations, as well as to understand the meaning of learning through experience in virtual environments. The articulation between theory and practice resulted in a group of indicators for training programs with more focus, from the subjects point of view, on knowledge that emerges from experience, acquired and built-up by practicing and living other roles, implying the understanding and guidance for the development of the practice itself. The experience in the role of student in a virtual environment revealed itself as a useful source of knowledge for the professional training. However, the set of opportunities and practices that are presented during the life, articulated on theoretical bases, is what defines and improves training. Finally, this study opens the possibility of considering the experience as a dimension for supporting proposals for the training of teachers that act in an interactive virtual environment


Referência: Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007-06-20

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